Análise Qualitativa de Perigos e Riscos de Processo

Análises Qualitativas de Risco

As análises de riscos representam uma etapa crucial no gerenciamento de riscos. É a partir da análise de riscos que será possível o conhecimento dos riscos do processo para seu posterior gerenciamento e estabelecimento de prioridades.

As análises de riscos são processos minuciosos, ordenados e sistemáticos que permitem identificar, avaliar e controlar os riscos de processos.

Essas análises podem ser realizadas antes do início do empreendimento ou com o mesmo já em operação. A etapa inicial é a análise qualitativa de riscos que pode ser coberta por algumas técnicas como HAZOP, APP, What If, CheckList e FMEA.

Essas técnicas são geralmente desenvolvidas através de reuniões entre profissionais especializados na técnica e profissionais com conhecimento do processo industrial.  A metodologia de análise de risco selecionada deverá ser apropriada para a o nível de complexidade do processo e deve identificar, avaliar e controlar efetivamente os riscos envolvidos.

 Se estiver em dúvida sobre a técnica de análise qualitativa de risco mais adequada para a sua necessidade, entre em contato com a RSE!

A APP (Análise Preliminar de Perigos) e o HAZOP (Hazard and Operability study) buscam identificar os possíveis cenários de acidente em uma dada instalação, além de classificá-los de acordo com categorias pré-estabelecidas de risco, a partir da sua frequência de ocorrência e de sua severidade potencial.

A ferramenta What If busca a identificação dos perigos através do questionamento “E se”? Podendo ser aplicada a equipamentos, processos ou eventos. Esse questionamento é feito de maneira sistemática e o objeto de estudo é analisado sob o ponto de vista de diferentes especialidades.

A técnica CheckList realiza uma abordagem que objetiva a conformidade em relação a um padrão e pode ser utilizada de maneira complementar para analisar riscos identificados em técnicas prévias como a APP e o HAZOP.

A FMEA ou Análise de Modos de Falhas e Efeitos, por sua vez, é uma técnica para análise de componentes de um sistema que permite identificar os modos de falha mais críticos para o sistema em análise.

 

Confira outros serviços da área:

Copyright 2017 | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por www.georgemota.com