Análises Quantitativas de Risco

Análises Quantitativas de Risco

Uma etapa posterior à realização das Análises Qualitativas e Semi-quantitativas de Risco consiste na elaboração das Análises Quantitativas de Riscos.

Técnicas quantitativas como a Análise de Consequências (ou Análise de Vulnerabilidade) e a Análise Quantitativa de Risco (AQR) utilizam softwares e dados como pressão, temperatura, dados dos equipamentos e dados atmosféricos para determinar de maneira físico/química as consequências (no caso da Vulnerabilidade e da AQR) e frequências (no caso da AQR).

São calculadas as extensões de dano dos cenários que serão representadas graficamente sobre fotos aéreas permitindo avaliar os efeitos provocados (fluxo térmico, impactos causados por sobrepressão ou percentual de letalidade causada por concentração de substância tóxica).

Essas informações são úteis para dimensionamento do dano potencial de cada evento e pode servir como base para estudos de preparação de planos de emergência, definição de localização de sistemas de alarmes e cálculos estruturais de equipamentos e instalações.

Técnica quantitativa comumente requerida por órgãos regulatórios para autorização e manutenção da licença de funcionamento, a AQR (Análise Quantitativa de Riscos), auxilia no conhecimento dos riscos aos quais a instalação e seu entorno estão suscetíveis.

Nessa etapa não estão incluídos todos os cenários acidentais avaliados em etapas anteriores, mas somente aquele elegíveis para realização da AQR, conforme descrito em padrão normativo ou critério interno da organização.

É através das informações relacionadas com a frequência dos cenários analisados, a severidade associada e a caracterização da região (dados meteorológicos, dados populacionais, fontes de ignição e outras) que é possível a obtenção dos resultados de Riscos Social e Individual associados à instalação ou área em análise.

Ambos os critérios (Risco Social e Individual) devem ser atendidos para que situação da instalação seja classificada como aceitável.

Confira outros serviços da área:

Copyright 2017 | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por www.georgemota.com