Formação de Auditores Internos de SPIE
Objetivo
Habilite-se como um auditor de SPIE através de uma imersão completa nos conceitos desta atividade.
Pré-requisitos
- Comprovar participação anterior em curso sobre a Norma Regulamentadora NR-13 – Caldeiras e Vasos de Pressão.
- Fazer parte do quadro de colaboradores de empresas com SPIE certificado ou em processo de certificação.
Processo Seletivo
Para se inscrever neste curso, o participante deverá ser aprovado no Processo Seletivo, que é composto da seguinte forma: O candidato deverá preencher o formulário de inscrição com os seus dados e aguardar o retorno por e-mail a respeito da sua aprovação. O formulário pode ser acessado aqui.
José Antônio Pereira Chainho
Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo em 1966 com pós-graduação em Engenharia de Equipamentos pela Petrobrás (Petróleo Brasileiro S.A.) – 1967. 28 créditos no Curso de Tecnologia de Materiais em nível de mestrado promovido pela Petrobrás em convênio com a PUC-Rio. Trabalhou na Petrobrás de 1967 até 1994 nas áreas de em Inspeção de Equipamentos (25 anos) e Suprimento de Materiais (2 anos). Vem prestando serviços de treinamento, consultoria e ministra cursos na área de Inspeção de Equipamentos e Ensaios Não Destrutivos para várias empresas, no Brasil e em vários países (Venezuela, Chile, Equador, Argentina, Costa Rica e Bolívia, alguns através da PNUD/AIEA/ONU). Ministra cursos de interpretação da Norma Regulamentadora NR-13 do Ministério do Trabalho.
Roberto Odilon Horta
Atual Gerente de Certificação do IBP e responsável pela Comissão Técnica de Inspeção de Equipamentos do Instituto, atua há 34 anos na indústria de Óleo & Gás nas áreas de Operação, Inspeção e SMS. Representa o IBP, como organização convidada, na Comissão Nacional Tripartite Temática da NR-13 (CNTT NR-13), coordenada pelo Ministério do Trabalho (MTb).
De 2005 a 2016, na Petrobras Transporte (TRANSPETRO), foi Coordenador de Segurança de Processos, Gerente de Segurança e Contingência do Sudeste, e Coordenador Técnico Operacional (do Centro Nacional de Controle e Logística). Entre 1991 e 2005, participou de diversas comissões tripartites na área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, destacando-se a Comissão Tripartite responsável pela revisão da NR-13 (1994) e pela elaboração do Manual Técnico da NR-13 (1995), a Comissão de Certificação (ComCer) de Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos (SPIE) do IBP, o Grupo Técnico Tripartite sobre a Convenção OIT 174 (Acidentes Industriais Ampliados), e a Comissão Nacional Permanente do Benzeno.
Edgar Rubem Pereira da Silva (Coordenador)
Engenheiro Químico, formado em 1965 pela Escola Nacional de Química da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ). Na PETROBRAS, especializou-se em Engenharia de Processamento (1966) e em Engenharia de Equipamentos (1968), como ouvinte. Atuou como Engenheiro de Inspeção de Equipamentos e como Chefe do Setor de Inspeção de Equipamentos (SEIEQ) na REDUC; Chefe do Setor de Inspeção de Equipamentos (SETIN) no Departamento Industrial (DEPIN) da Petrobras; Chefe do Setor de Suprimento de Material (SESUP); Chefe da DIEQ (8 meses) e como Coordenador da Qualidade, coordenando estas atividades nas 12 Refinarias do DEPIN, onde implantou um sistema de auditorias internas. Aposentou-se, em 1993, como Engenheiro de Processamento IV. No IBP (Instituo Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) atuou como Gerente de Certificação, onde implantou e acreditou, no INMETRO, o Organismo de Certificação de Produtos (OCP) do IBP, com escopo em Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos (SPIE)
Waldir Algarte Fernandes
Engenheiro Metalurgista pela Escola Politécnica da Universidade de S. Paulo. Certificado pela ISTO sobre competência na ISO 9000. Lead Assessor pelo IQA (UK) e responsável pela realização da 16ª reunião da ISO/TC-176 no Rio de Janeiro em 1997. É Instrutor do curso de treinamento de Auditores Líderes de Sistemas de Gestão da Qualidade da STAT-A-MATRIX / HGB / CB-25. Engenheiro de Equipamentos IV, aposentado da PETROBRÁS, onde exerceu atividades de Engenheiro de Inspeção de Equipamentos na REFINARIA PRESIDENTE BERNARDES DE CUBATÃO – RPBC; coordenou as atividades de Inspeção de Equipamentos de todas as Refinarias do Departamento Industrial – DEPIN/SEDE; no SERVIÇO DE ENGENHARIA – SEGEN/DIQUAL, coordenou o Programa de Auditoria de Sistemas da Qualidade dos Empreendimentos da PETROBRAS; e implantou o Sistema de Auditorias do Sistema de Recursos Humanos.
07/04/2019 a 12/04/2019 – 09h às 18h
- Hospedagem
- Transporte para o Hotel
- Alimentação
- Material eletrônico
O número de vagas é limitado e será preenchido de acordo com a ordem de efetivação das inscrições.
Política de confirmação:
• O curso será confirmado mediante quórum mínimo de participantes efetivamente inscritos.
• Todos os participantes serão notificados sobre a confirmação do curso com até 10 dias de antecedência da data prevista para o início da turma.
• O IBP se reserva ao direito de cancelar, alterar as datas previstas e/ou o local de realização até o prazo máximo de 10 (dez) dias de antecedência da data de início da turma. Neste caso, o aluno será comunicado e poderá optar por manter ou cancelar a sua inscrição.
Política de cancelamento:
• Inscrições canceladas com até 10 (dez) dias corridos de antecedência para a data de início da turma importarão a devolução integral do valor pago.
• Inscrições canceladas com até 05 (cinco) dias corridos de antecedência para a data de início da turma importarão a devolução de 75% (setenta e cinco por cento) do valor pago.
• Inscrições canceladas com antecedência inferior a 05 (cinco) dias corridos para a data de início da turma, não importarão a devolução de valores.
Política de Pagamento:
• As inscrições são feitas na Loja IBP e podem ser efetuadas por cartões de crédito, boleto bancário ou fatura (de acordo com a Política de Faturamento).
Política de Faturamento:
• Pagamento Faturado é oferecido para Pessoa Jurídica e para ter direito a essa forma de pagamento, o cliente deverá ser associado ao IBP. Qualquer tipo de promoção ou cupom oferecido pela UnIBP, não se aplica a inscrições realizadas através de Pagamento Faturado, levando em consideração que o pagamento será efetuado após a realização do curso.
O IBP é isento de retenção de IR.