Curso de Auditoria de Barreira

CURSO DE AUDITORIA DE BARREIRA

Descrição do Curso

As camadas de proteção, ou barreiras, abrangem todas as salvaguardas nas quais você depende para evitar que eventos de segurança de processo ocorram. Espera-se que sejam diversificadas, complementares e projetadas para garantir o fator de redução de risco.

Auditá-las no campo deve ser visto como uma parte essencial de qualquer programa de melhoria do desempenho de segurança de processo, pois fornece à gerência uma supervisão sobre o desempenho desses elementos críticos de segurança. Isso ajuda a avaliar se a conexão entre Projeto e Operações / Manutenção funcionacorretamente, conferindo robustez ao programa PSM.

Desativar ou ativar camadas de proteção é geralmente visto e até mesmo relatado como um indicador principal para eventos de segurança de processos indesejáveis; mas e aqueles que nunca são desativados? Como você pode garantir que eles funcionarão como pretendido quando forem demandados?

Em algumas partes do mundo, a auditoria de camadas de proteção está se tornando um requisito regulamentar ou uma melhor prática para as principais indústrias de riscos.

Este curso abordará esses e outros aspectos de uma auditoria de barreiras, com exemplos práticos, envolvendo a definição dos cenários, eventos, os diversos tipos de barreiras, o desenvolvimento do protocolo de auditoria, a execução e os resultados da auditoria: diagnóstico, achados priorizados e o plano de melhoria.

A auditoria de barreira é uma ferramenta que irá dinamizar a implantação do programa de PSM trazendo mais próximo a real situação do gerenciamento de riscos em relação às suas proteções e trazendo novos indicadores que ajudarão a melhorar a percepção de risco e a efetividade das barreiras.

Conteúdo Programático
  1. Introdução
  2. O que são Barreiras de Segurança
  3. Auditoria de Barreiras e a Cultura de Segurança
  4. Desafios para implantação da sistemática de Auditoria de Barreiras
  5. Relação com os elementos do RBPS
  6. Processo de certificação e custos da não-confiabilidade
  7. Processo de Auditoria de Barreiras
  8. Seleção dos auditores
  9. Documentação de apoio para auditoria
  10. Protocolos de auditoria
  11. Resultados da auditoria

A quem se destina

Engenheiros e profissionais envolvidos direta ou indiretamente em auditorias de barreira de segurança.

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos.

Instrutor

Antonio Petersen – Consultor Sênior (RSE)

Consultor Sênior com mais de 19 anos de experiência em elaboração de estudos/análises de risco, licenças de liberação para plantas de processo e pareceres técnicos na área de análises de riscos (APPP, APPS, HAZOP, LOPA, SIL, Análises de Consequência e de Vulnerabilidade, AQR, Mitigação Efetiva de Risco, Planos de Ação de Emergência e Planos de Contingência, incluindo simulados, Árvore de Falhas, Confiabilidade, Banco de Dados de frequência de Eventos Iniciadores, de taxas de Falhas e de PFDs de IPLs, especialista na utilização do PHAST e PHAST RISK/SAFETI da DNV GL e do EFFECTS da TNO) SSMA/EHSQ, Confiabilidade e Qualidade para empresas Químicas e Petroquímicas.

Na sua carreira constam também:

• Várias Publicações em Revistas como Petro&Química, Proteção, Emergência, além de participações em congressos.

• Gerenciamento de propostas e projetos, responsável por licenciamentos de operação industrial para órgãos especializados.

• Coordenação de pessoas, engenheiros juniores e plenos, gestão de propostas e treinamentos internos de pessoas.

• Várias viagens nacionais e internacionais, tendo a oportunidade de conhecer vários processos industriais e lidar com pessoas e equipes de diferentes culturas pessoais e profissionais.

• Gestão de equipes em Engenharia de Segurança do Trabalho (ocupacional) e Meio Ambiente. Coordenação em Engenharia de Segurança de Processo em Indústria em SP/SP, coordenando várias equipes das plantas de processo em segurança de processo.

• Professor em 4 disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Gerenciamento em Segurança de Processo da RSE Engenharia.

• Implantação de Sistema de Gestão de Riscos baseado nos 4 Pilares e 20 Elementos e seus Requisitos do CCPS- AiChe.

Observações

• Material Didático Incluso;

• Valores com impostos;

• Envio de certificados. Os certificados são encaminhados em formato digital em até 6 semanas após a conclusão do treinamento.

Datas e horários

• 24/09: 4 horas (quinta-feira)

• 25/09: 4 horas (sexta-feira)

Observação: as aulas acontecem das 18h às 22h.

Investimento

Primeiro lote (até 20/09):

À distância – R$ 849,90

Presencial – R$ 899,90 (Em Salvador-BA)

O pagamento pode ser feito via transferência ou em até 2x no boleto (Certificado apenas após quitação total)

Matrículas abertas!
Copyright 2017 | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por www.georgemota.com