Análise de Camadas de Proteção (LOPA)

Análise de Camadas de Proteção (LOPA)

No processo de análise de perigos (PHA) equipes usam julgamento de engenharia para decidir se serão necessárias salvaguardas adicionais para prevenir a ocorrência de  cenários de acidente. Esta abordagem é subjetiva e pode levar a desentendimentos e ações possivelmente inadequadas para reduzir o risco. É necessária uma abordagem mais quantitativa e objetiva, pelo menos quando considerando as medidas de remediação de risco para cenários de alto risco ou aqueles que possuem custos elevados de recomendações. O estudo das Camadas de Proteção (Análise LOPA) foi desenvolvido para este fim.

LOPA é um método objetivo, racional e reprodutível de avaliação de risco e cenário comparando-o com critérios de tolerância a riscos para decidir se as barreiras existentes são adequadas ou se são necessárias proteções adicionais. LOPA pode ser visto como uma extensão das analises de risco qualitativas.

 

Serviços Oferecidos:

Apoiamos a realização dos estudos de LOPA para os clientes. Nós também ajudamos no processo de especificação de qual barreira ou salvaguarda pode ser considerada, determinando suas probabilidades de falha. O estudo de LOPA é aplicado após os estudos de risco qualitativos terem sido realizados. Tipicamente, cenários de alto risco são primeiro identificados para consideração.

Nos estudos de LOPA considera-se as salvaguardas que são tipicamente Camadas de Proteção Independentes (IPLs), definidos como aquelas cuja falha é independente de qualquer outra falha envolvida no cenário.

Uma parte fundamental do LOPA é a determinação do Nível de Integridade de Segurança( SIL ) fornecida pelas IPLs envolvidas no cenário . O SIL é geralmente definido como uma probabilidade de falha na demanda (PFD) . Estes são SILs usados no estudo de LOPA para avaliar o risco do cenário e o comparar com os critérios de tolerância de risco  para decidir se as salvaguardas existentes são adequadas, e se são necessárias proteções adicionais.

Também desenvolvemos extensões de LOPA para abordar os fatores humanos e suas implicações para a segurança do processo .

 

Confira outros serviços da área:

Copyright 2017 | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por www.georgemota.com