02ARACP
Análise das Camadas de Proteção dos Cenários de Risco (LOPA)
A Análise das Camadas de Proteção (LOPA), de um cenário de risco, é uma importante técnica de análise semi-quantitativa de risco. É realizada após a análise dos perigos de processo (análise qualitativa de risco) ter identificado os cenários de risco que necessitam ser aprofundados para compreender melhor os requisitos funcionais e as garantias para redução dos riscos, evitando, eventualmente, a implementação de recomendações que não sejam eficazes para redução de risco do cenário. Este treinamento discute a avaliação quantitativa da frequência de eventos iniciadores e a robustez das barreiras de segurança existentes.
O Estudo de LOPA também é usado em conformidade com as normas IEC 61511 / ISA 84. A IEC 61511 / 84 ISA requer a atribuição de funções de segurança para as diferentes camadas de proteção e a determinação das funções instrumentadas de segurança requeridas (SIF) e a determinação de seu SIL. O Método de LOPA é usado para essa finalidade. O SIL requerido para um SIF é derivado levando em conta a redução de risco necessária a ser fornecida por essa função. As normas IEC-61511/ISA-84 observam que a metodologia de LOPA é melhor realizada a partir de uma análise de perigos e riscos de processo (ou seja, um PHA) para beneficiar-se de possíveis sinergias e das informações desenvolvidas.
LOPA é usado para avaliar o risco de cenário e compará-lo com critérios de aceitabilidade de risco para decidir se as barreiras existentes são adequadas e/ou se barreiras adicionais são necessárias. A metodologia de LOPA ajuda a focar os recursos limitados sobre as barreiras e salvaguardas mais críticas. Este treinamento descreve cada etapa na realização de LOPA e fornece a experiência na sua utilização. Conta com material de referência e padrões para a realização de estudos .