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Entendendo e Aplicando os Fatores Humanos para Sistemas de Controle
O desenho de sistemas de controle em processo e fábricas impacta diretamente a probabilidade de erros humanos. Erro humano é muito mais provável que a falha do equipamento. Assim, o desenvolvimento de uma interface otimizada entre processos, equipamentos e operadores é vital para garantir a segurança e operacionalidade, evitando impactos negativos sobre pessoas, processo e empresa. Existem vários aspectos importantes do sistema de controle, incluindo projetos de equipamentos, de sala de controle, interface ser humano/computador, procedimentos operacionais e a documentação usada e a competência do operador. As pessoas controlam processos interagindo com equipamentos – monitores, alarmes, controles, computadores, equipamento manual e equipamentos de proteção individual. Questões relativas a como as pessoas interagem e usam o equipamento e as características do equipamento podem aumentar a probabilidade de falhas humanas. Isso implica estudar a correspondência entre os atributos das pessoas e dos equipamentos envolvidos nessas interações. Salas de controle devem ser organizadas de modo a prover um ambiente de trabalho adequado ao pessoal que a utilizará. A probabilidade de erros humanos na sala de controle e a probabilidade de que pessoal da sala de controle seja exposto a riscos ergonômicos podem ser reduzidas por um projeto eficaz dos fatores humanos.
A interface ser humano / computador (HCI) aborda como as pessoas interagem com sistemas de controle, com o objetivo de garantir funcionalidade, operabilidade, eficiência e segurança. Muitas plantas utilizam sistemas computadorizados – SDCD, sistemas SCADA e PLC – para controlar processos de planta. Falhas humanas na interação com sistemas de controle podem resultar em perda de controle e incidentes graves. Várias questões dos fatores humanos são importantes no desenvolvimento de procedimentos, manuais, orientações, listas de verificação, folhas de dados, registros, ordens de trabalho, etc. Projeto de documentação pode ser um dos impactos principais na segurança e operacionalidade do processo. Procedimentos que não são seguidos, orientações que não são usados, diagramas que são enganosos e registros que não são concluídos corretamente podem aumentar a probabilidade de acidentes. A capacidade do pessoal para executar tarefas de acordo com as expectativas é fundamental à organização em virtude do papel que desempenha no sentido de garantir que as tarefas são realizadas satisfatoriamente e com segurança. Muitas vezes os pressupostos de competência são feitos com base na adequação da experiência ou formação, qualificações ou a disponibilidade de um procedimento. No entanto, tais pressupostos podem estar incorretos e não deveriam ser feitos. Competência deve ser gerenciada, caso contrário baixo desempenho e acidentes serão observados.