03GRPSA
Gerenciamento de Segurança de Processo (GSP) e Auditorias em GSP
Como prevenir acidentes catastróficos (incêndios, explosões ou liberação de substâncias tóxicas) em sua empresa? Como traduzir essa preocupação empresarial em valores, princípios e padrões? Como desdobrar o processo de implementação como responsabilidade de todos os integrantes? Como integrar esse tema a outras sistemas (qualidade, saúde, segurança do trabalho e meio-ambiente) e verificar se todas essas ações são efetivas na prevenção de acidentes?
Os programas de prevenção devem ser abrangentes e devem envolver todos os processos da empresa. A construção de um programa de Gerenciamento de Segurança de Processo (PSM em inglês) requer uma reflexão sobre a estratégia empresarial em relação à gestão de riscos dos processos, pessoas e instalações. É importante que a implementação ocorra na rotina de trabalho dos integrantes e contratados sob orientação e apoio de seus líderes. Definido o processo de implementação, é necessário saber avaliar a evolução. É preciso ter referências consistentes e verificação constante dos resultados e atendimento dos requisitos.
O curso se baseia em normas como a OSHA (29 CFR 1910.119) e EPA (40 CFR parte 68 – Programa de Gestão de Risco) e 20 Elementos do CCPS (RBPS), referências utilizadas para construção de PSM e outros requisitos legais do país conforme requerido. Os participantes vão aprender como planejar, preparar, executar e fazer o acompanhamento sistêmico do atendimento aos requisitos das normas de segurança de processo, como por exemplo: OSHA, EPA, CCPS e outros sistemas normativos de segurança e ambiental e padrões de qualidade, além da definição e implementação de indicadores de PSM.